sábado, 13 de fevereiro de 2016

Abertura do Dia Nacional de Mobilização e Luta Contra o Aedes Aegypti no Estado e Capital acontece no complexo Sanatório Partenon

Na manhã deste sábado ,13, no pátio do complexo Sanatório Partenon, autoridades federais, estaduais e municipais se concentraram para a abertura oficial do dia que busca intensificar as ações de prevenção e controle do mosquito, vetor que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a febre Chikungunya, no Estado e na Capital. 
O Governador do Estado, José Ivo Sartori afirmou que “precisamos agora é da união de todos para vencer o mosquito”. Ressaltou ainda da importância da sociedade no controle e na vigilância permanente para alertar e acionar as ações de disseminação do Aedes Aegypti; “precisamos que o olho da comunidade seja permanente e alerte os que estão nesta atividade. Juntos podemos construir uma sociedade melhor e mais saudável para que todos não sejam afetados pelos problemas causados pelo mosquito”.
Após a cerimônia, o governador acompanhado pelo  Ministro de Minas e Energia, Carlos Eduardo de Souza Braga, o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis,  o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o comandante da 3ª Região Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol, secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o vereador de Porto Alegre, Raul Torelly Fraga o diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Luiz Carlos Pinto Sobrinho e demais autoridades juntamente com toda a imprensa que fizeram a cobertura  do evento,  visitaram um domicílio em frente ao Hospital Sanatório Partenon. O Ministro, Eduardo Braga, prestou esclarecimento ao morador sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção evitando a proliferação do mosquito.

Em vistoria no Hospital Sanatório Partenon e complexo, realizada em 18 de janeiro de 2016, foram encontradas, conforme relatório da Vigilância Ambiental da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ªCRS), muitas larvas tanto na parte interna como externa do prédio. A partir dessas observações, foi criada uma comissão formada pelo Hemocentro, Regulação Hospitalar do Estado e a Unidade Murialdo (pertencente ao município de Porto Alegre) gerenciada pela Comissão de Infecção Hospitalar do HSP. 
Autoridades federais, estaduais e municipais de reúnem para
abertura do Dia de Mobilização contra o Aedes Aegypti.
Secretário Gabbardo cumprimenta o ministro de Minas
e Energia, Carlos Eduardo Braga
Raul Torelly Fraga, vereador de POA e assessor do DCHE, 
prestigia evento no Dia de Mobilização.
  
Diretor do DCHE, Luiz Carlos Pinto Sobrinho, acompanha 
autoridades no Dia de Mobilização contra o Aedes Aegypti.
Diretora Técnica do HSP, Carla Jarczewski,
participa da abertura do Dia D.
Governador do Estado, José Ivo Sartori e o secretário João
 Gabbardo dos Reis em vistoria a domicílio no bairro Partenon.
Fotos: Dennis Magalhães


Lia Magalhães 
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel. 84052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon