domingo, 23 de abril de 2017

Curso de Capacitação em Estresse Precoce

Teve início na manhã desta terça, 18, o curso de capacitação "Estresse Precoce" promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental do Departamento de Ações (DAS) em Saúde e do Hospital Psiquiátrico São Pedro do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE).
Para ministrar o curso foi convidado o Médico Mario Francisco Juruena, PhD em Psiquiatria, professor doutor que atua no Departamento de Neurociências e Ciências do... Comportamento e da pós graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). É também Hononary Senior Lecturer no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King's College, de Londres.
No curso foram abordadas situações que podem impactar a vida de crianças e adolescentes ocasionando traumas, realizando alterações psíquicas com consequências na vida adulta. O abuso emocional, sexual e físico e a negligência emocional e física causam o estresse precoce. Quanto mais cedo a pessoa vive uma situação traumática, maior o impacto na vida adulta.
No Hospital Psiquiátrico São Pedro, referência em Saúde Mental no Estado do Rio Grande do Sul, a assistência às crianças e adolescentes ocorre no Centro Integrado de Atenção Psicossocial. O diretor Técnico do Hospital, Médico Psiquiatra Glberto Slud Brofman, explica que crianças e adolescentes são as vítimas mais sensíveis na questão do estresse precoce pois o sistema nervoso ainda está em desenvolvimento. Muitos dos que buscam o atendimento apresentam patologias decorrentes do estresse precoce. “Estamos privilegiando o atendimento e o tratamento com o intuito de sermos preventivos porque tentamos evitar que essas crianças e adolescentes se tornem adultos com doença mental crônica” afirma.
O Curso terá seu término na quarta-feira, 19, quando ainda irá abordar a organização e avaliação das políticas públicas, programas e serviços e a aplicação do protocolo e terapêutica.





Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon