quinta-feira, 11 de maio de 2017

Hospital Colônia Itapuã inaugura no Memorial a sala “Recontando a História “ da Escola Frei Pacífico em comemoração ao aniversário da instituição.

Para marcar a data de aniversário do HCI,que completa 77 anos de fundação foi inaugurada na manhã desta quinta-feira,11, no Memorial do Hospital a sala “Recontando a História” da Escola Frei Pacífico, inaugurada em maio de 1964 no Leprosário Itapoã tendo como finalidade alfabetizar os filhos e familiares de hansenianos. Aos poucos, a comunidade passou a frequentar a escola e em 1975 a administração passa para o município de Viamão, fora dos limites do Hospital. Professores e alunos da escola foram os responsáveis em representar por meio de maquetes a estrutura do hospital e disponibilizar o acervo com os antigos móveis na decoração do local. O diretor adjunto do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Luiz Eurico Vallandro afirma: “quem tem história tem que saber preservá-la pois é a memória da população.”
O vice-prefeito de Viamão, Valdir Jorge Elias Russinho, o secretário municipal da Cultura, Luciano Alves, a diretora da Escola Municipal Frei Pacífico, Eliane Borges, presentes no ato, juntamente com o diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Luiz Carlos Pinto Sobrinho fizeram o desenlace da fita inaugural convidando todos os presentes a visitarem a sala que permanecerá disponível para visitação no HCI. Após, a solenidade os convidados foram recebidos em almoço no salão paroquial do Hospital. Mais de 100 pacientes dos Residenciais Terapêuticos do Hospital Psiquiátrico São Pedro se juntaram aos moradores do HCI, aos demais convidados, autoridades municipais, comunidade e servidores da instituição para festejarem ao som dos gaiteiros.


77 anos de HCI

O Leprosário Itapoã foi inaugurado oficialmente em 11 de maio de 1940 para servir de moradia para os portadores da hanseníase, quando não havia cura para a doença. Foi criado atendendo a uma reivindicação da sociedade e das medidas determinadas pela política nacional de controle da Lepra. A internação compulsória deixou de vigorar em 1962, mas somente em 1985 foi registrada a última internação no Colônia Itapuã totalizando 2.474 internações na instituição. Nos anos 70, o HCI passa a fazer assistência em saúde mental recebendo pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro e mudando a nomenclatura para Hospital Colônia Itapuã. Hoje vivem no HCI, 20 pacientes ex-hansenianos e 50 pacientes psiquiátricos.
O Memorial do HCI recebe visitas de todo o Estado que visitas devem ser agendadas individualmente ou em grupo pelo e-mail hci@saude.rs.gov.br.





Fotos: Dennis Magalhães

Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon