terça-feira, 15 de agosto de 2017

Poster sobre autocuidado em hanseníase do Ambulatório de Dermatologia Sanitária recebe prêmio destaque "Os Caminhos da Saúde Pública do RS"

O “Relato de Experiência:grupo de autocuidado em hanseníase do Ambulatório de Dermatologia Sanitária” foi o tema de pesquisa que recebeu o prêmio destaque “Caminhos da Saúde Pública do Rio Grande do Sul” durante a sessão de pôsteres do I Encontro dos Hospitais Estaduais, evento promovido nos dias 07 e 08 de agosto, pelo Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), realizado no Centro de Eventos da Amrigs em Porto Alegre.
Foram selecionados 15 pôsteres para apresentação oral pela comissão científica composta por membros das Divisões de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Hospital Sanatório Partenon e Ambulatório de Dermatologia Sanitária. A banca científica que avaliou as apresentações e elegeu o “Pôster Destaque” foi formada pela enfermeira Maria Élida Machado, Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana e coordenadora do Comitê de Ética de Pesquisa em Saúde (Ceps) da Escola de Saúde Pública (ESP); e pela pedagoga Rosemari Dorigon Reinhardt, Mestre em Educação e coordenadora de Ensino e Pesquisa do DCHE.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos podendo causar incapacidades se não diagnosticada precocemente. Para que isto ocorra são necessárias estratégias complementares para detectar a doença reduzindo assim a transmissão e as incapacidades. O grupo de autocuidado contribui para a redução do impacto da hanseníase promovendo a qualidade de vida dos pacientes aproximando profissionais e familiares por meio do conhecimento da doença e sua complexidade.
Ao final do evento o apresentador do pôster, Paulo Cezar de Moraes, apresentador do pôster recebeu o prêmio das mãos dos diretores do DCHE, Luiz Carlos Pinto Sobrinho e Luiz Eurico Vallandro.





Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon