segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Serviço de Odontologia do Hospital Psiquiátrico São Pedro completa 100 anos

No Dia Nacional de Saúde Bucal e Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, o Hospital Psiquiátrico São Pedro comemora às 9h, no auditório da administração da instituição, o centenário do Serviço que cuida da Saúde Bucal dos pacientes.
Fazendo parte do Serviço Integrado de Assistência em Saúde (SIAS) do HPSP, com quatro cirurgiões-dentistas, especialistas em Odontologia Para Pacientes com Necessidades Especiais, o Serviço de Odontologia atende moradores das Unidades, dos Residenciais Terapêuticos e do Ambulatório Melanie Klein do São Pedro estendendo a assistência também aos pacientes do Hospital Colônia Itapuã que integra o Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais da Secretaria Estadual da Saúde.
O historiador do HPSP, Edson Medeiros Cheuiche, aponta que em 29 de outubro de 1917, houve a inauguração do Serviço com a nomeação do Cirurgião Dentista e professor universitário João Rache Vitello para prestar atendimento aos 878 pacientes internados, introduzindo a Assistência Odontológica Hospitalar. Em 1918, o serviço de odontologia já havia realizado 3,2 mil atendimentos, entre os quais 2,7 mil curativos e 1,4 mil extrações dentárias. Somente em 1925, um novo Regulamento definiu oficialmente as funções do profissional no Serviço de Odontologia da instituição. No final de 1955, com mais de três mil pacientes internados, já com superlotação, o Hospital dispunha de dois profissionais para o atendimento.



Lia  Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon