sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

HOSPITAL COLÔNIA ITAPUÃ REALIZA CAPACITAÇÃO PARA PROMOVER A SEGURANÇA DO PACIENTE

Durante manhã e tarde desta segunda-feira, 11, o Hospital Colônia Itapuã reuniu 52 servidores e trabalhadores entre enfermeiros, técnicos, cuidadores e auxiliares em uma capacitação que visou aprimorar o cuidado e promover a segurança do paciente. A capacitação foi ministrada pela equipe do Núcleo de Vigilância de Estabelecimentos de Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS)
Baseados no Programa Nacional de Segurança do Paciente elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a partir dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) foi instituído o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) no Hospital Colônia Itapuã com sete profissionais, sendo cinco enfermeiros e dois farmacêuticos tendo como principal função a identificação de falhas e a diminuição ou eliminação dos eventos adversos, considerados pela OMS , como incidentes que podem causar danos não intencionais decorrentes da assistência.
Para a coordenadora de Enfermagem do HCI, Claudia Regina Arruda da Silva, “é importante que todos os profissionais e funcionários terceirizados do Hospital, que têm alguma interface com os pacientes, devam estar atentos para subsidiar o Núcleo notificando os problemas, os chamados eventos adversos”. Esta característica é imprescindível para a composição adequada do Núcleo que deve ser composto por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão da segurança; desenvolver e implementar uma cultura de segurança que perpasse por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais; além de fomentar melhoria dos processos de cuidado por meio da gestão de protocolos e fluxo de notificação de eventos.
O principal evento adverso que foi observado pelo NSP do HCI está relacionado a dispensação dos medicamentos aos pacientes. A população do hospital é caracterizada por ser composta por idosos, que além dos problemas psiquiátricos, apresenta problemas clínicos crônicos como diabetes e hipertensão graves. Exige assim, uma carga grande de dispensação de medicamentos ficando sujeita a algum erro durante o processo. Buscando solucionar este problema o HCI firmou um convênio com a farmácia do Hospital Sanatório Partenon (Hospital que integra o mesmo Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais da Secretaria Estadual da Saúde) para propiciar, por meio de um equipamento apropriado, a unitarização dos comprimidos e medicamentos evitando equívocos na administração dos mesmos.
A diretora do HCI, médica Psiquiatra Marilia Kraemer Gehler justifica a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente como sendo uma iniciativa que busca colocar o Hospital em sintonia com a legislação podendo vir a ser submetido a avaliação e qualificação pelos órgãos competentes: “A Assistência em saúde, seja qual for e onde for, deve atuar submetida `a uma fiscalização e o primeiro atributo para a garantir a qualidade na atenção seria a segurança,” afirmou.


Fotos: Dennis Magalhães


Lia  Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon