sexta-feira, 9 de março de 2018

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, por meio do Programa de Saúde do Servidor da instituição, reuniu servidoras para fazer uma atividade diferente: confeccionar bonecas “Quitapeñas”. Uma prática típica da Guatemala que se propõe a aliviar a ansiedade e as preocupações oferecendo a possibilidade de descarregar sentimentos de forma natural na confecção da peça.
Por meio de um hábito psicológico saudável as servidoras puderam expressar talentos, ou ainda descobrir habilidades em estilizar bonecas a partir de palitos de madeira, tecidos, linhas, agulhas e diversos outros materiais personificando suas criações. Por fim uma avaliação individual sobre os trabalhos expressou os porquês e qual sentimento foi transferido para a “Quita” ao elaborá-la. A emoção e a alegria nas apresentações e as trocas entre as servidoras presentes mostraram o sucesso no alcance dos objetivos da atividade que buscou homenagear as mulheres na instituição.
A Boneca Quitapesares, originalmente eram destinadas a aliviar a ansiedade noturna das crianças, mas hoje são muito comuns na vida dos adultos funcionando como um amuleto para onde são destinados preocupações e sofrimentos. Conforme a tradição, ao esfregar a barriga da boneca ou colocar sob o travesseiro todos os incômodos sentimentos desaparecem com o novo dia.







Fotos: Dennis Magalhães


Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefones: (51) 3339.2111 ramal 1309 e 1319 - Celular/whatsapp (51) 984052509