ENSINO E PESQUISA DOS HOSPITAIS

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO
Direção de Ensino e Pesquisa
Telefones: (51) 32401308
e-mail: dep-hpsp@saude.rs.gov.br

Diretor: Rafael Candiago


São estágios específicos: Psicologia, Psicopedagogia, Educação Física, Biomedicina, Nutrição Fisioterapia, e Musicoterapia.
Estes estágios ocorrem no HPSP, após realização de Termo de Cooperação Técnica (convênio) entre a SES e as Instituições.
A carga horária varia de acordo com o programa da Universidade.
Duas vezes ao ano ocorrem a inscrição e seleção para o preenchimento de vagas.
O candidato deve realizar sua inscrição através do blog e comparecer na unidade conforme as datas marcadas.
Este estágio não possui vínculo empregatício e não é remunerado, após a entrega do relatório e avaliação final de estágio na secretaria da DEP é confeccionado um certificado.

Estágio Optativo em Psiquiatria

Essa modalidade de estágio também denominado de Eletivo destina-se, exclusivamente, a formandos em medicina. Duração de trinta (30) dias, com carga horária diária (a combinar com o supervisor local), e requer carta de apresentação da instituição a que o interessado pertença e, como pré-requisito indispensável, demonstração de possuir conhecimentos teóricos de psiquiatria através da feitura e aprovação das cadeiras de psiquiatria constantes do programa da Faculdade de Medicina a que está vinculado. Exige-se, também, por parte do formando ou da Instituição de Nível Superior, a contratação de seguro contra acidentes pessoais para o período de estágio. Os estágios acontecem todos os meses do ano e na apresentação o estagiário é agregado a um médico residente tutor ou a um servidor pertencente ao quadro funcional que o orientará nas Unidades de Internação. O estagiário acompanhará a grade do primeiro ano do programa da residência em Psiquiatria do HPSP.

A Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro é uma modalidade de educação profissional pós-graduada, de caráter interdisciplinar, desenvolvida em ambiente de serviço, mediante trabalho sob supervisão (trabalho educativo). O Programa de Residência Médica (PRM) em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foi credenciado junto ao MEC em 1986 e, desde então, tem sofrido algumas mudanças necessárias para o aprimoramento e aperfeiçoamento do profissional em medicina.

Fundamentada na legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a Residência Médica em Psiquiatria orienta e acompanha atividades de atenção integral à saúde em serviços assistenciais da rede pública (própria, contratada ou conveniada do SUS), promovendo atividades de estudo e reflexão sobre a prática de atendimento e atuação em Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental e em Psiquiatria.
O Programa de Residência Médica integra-se à Residência Integrada em Saúde (RIS), possibilitando a integração entre: trabalho e educação, diferentes profissões na Equipe de Saúde (campo e núcleo de saberes e práticas profissionais em articulação permanente), ensino, serviço e gestão do SUS, bem como o campo das ciências biológicas, humanas e sociais.

A Residência Médica em Psiquiatria é de responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS) e do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), Porto Alegre/RS e desenvolve-se em ambientes de ensino em serviços diversificados, funcionando de maneira articulada às diferentes estratégias de educação permanente dos trabalhadores de saúde destes ambientes.
Neste sentido, o Programa de Residência Médica, centra-se na concepção do trabalho em equipe multiprofissional para uma ação interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como objetivo principal qualificar o profissional médico para uma intervenção analítica, crítica, investigativa e propositiva no âmbito técnico, administrativo e político em saúde mental.

» Residência em Psiquiatria Ano I
» Residência em Psiquiatria Ano II
» Residência em Psiquiatria Ano III
» Residência Multiprofissional Ano I
» Residência Multiprofissional Ano II

Serviço Voluntário

O Programa do Serviço Voluntário do HPSP, é regulamentado pela Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, para promover e fortalecer o voluntariado no hospital, visando o bem estar e a reabilitação dos portadores de sofrimento psíquico da Instituição.

> Normatização do Serviço Voluntário no DEP
> Lei Regulamentar